Resenha do livro pinóquio as avessas
Com essa curiosidade de Felipe, o livro mostra como era o diálogo dos pais com as crianças que eram curiosas, elas diziam que eles iriam aprender tudo quando fossem para a escola, que somente indo para a escola é que eles iriam se tornar adultos completos, iriam poder dizer o que eles haviam se tornado quando alguém perguntasse o que eles eram, pois você sai da escola e vai para a universidade e de lá você escolhe o que será para o resto da sua vida.
Quando Felipe vai para a escola e acredita que lá ele terá a resposta para tudo que quer e que seus pais não sabiam lhe responder, ele se depara com a situação de que na escola se aprende o que a professora tem programado e que não são as perguntas dele que ela irá responder, as crianças são podadas em relação a isso e assim a sua criatividade e curiosidade começam a sumir. Nesse caso a escola não leva em consideração a bagagem de conhecimento que a criança carrega, são conhecimentos que ela adquiriu desde o seu processo de crescimento e a escola em vez de usar isso a favor do aluno para facilitar o seu aprendizado ela praticamente corta totalmente isso dele.
Felipe aprendeu da pior maneira que a escola não tinha as respostas que ele queria que lá ele tivesse que aprender as coisas que a professora lhe dava, pois elas é que caíram nos vestibulares e era por isso que ele tinha que estar lá, ele tinha que aprender esses conteúdos para passar no vestibular, para escolher qual a profissão ele teria. A escola era na verdade um meio para você se preparar para o mercado de trabalho. Acredito que com o que o autor escreveu, ele quis nos passar a ideia de que é importante sim esse ensino de conteúdos, porém ele não deve ser a única coisa dada nas escolas, deve ser levado em consideração o que o aluno tem para