Resenha crítica do livro pinóquio as avessas de rubens alves
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO PINÓQUIO AS AVESSAS
Trabalho elabora para a disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem- da Universidade Paulista-Unip Campinas. Sob a orientação da Prof.
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO PINÓQUIO AS AVESSAS
2013
Neste livro, Pinóquio às avessas, o autor começa o texto, explicando porque a escreveu. Em seu relato, faz uma observação crítica de algumas estórias infantis, o que para ele há mesmas, uma visão equivocada da forma de como são apresentadas.
Na estória dos três porquinhos e da cigarra e a formiga, por exemplo, Rubens comenta que os personagens são irresponsáveis e preguiçosos, ou seja, vilões, enquanto que, os heróis, são sempre estressados e mal humorados.
O texto revisitado por ele e mundialmente conhecido, a de um boneco de madeira que deseja tornar-se um ser humano, conta a estória de um menino, chamado Felipe, que adora pássaros e por ser criança é cheio de sonhos, fantasias e dúvidas. Desde pequeno, seus pais implantavam idéias em sua cabeça, na qual ele precisaria ir pra escola, caso ao contrário ele ficaria burro e passaria o resto da sua vida puxando carroças.
Felipe ao freqüentar, pelo segundo dia, a escola, faz uma pergunta à professora: "Por que temos que estudar dígrafos?". E a professora, responde: “Isso vai cair no vestibular”. O menino, então, intende que todo o processo de conhecimento adquirido na escola, serve somente para passar no vestibular.
As explicações que seus pais apontavam para Felipe é que o objetivo da escola, era transformar as crianças que brincam em adultos que trabalham. Porque a escola é um ambiente em que aprendemos aquilo que está no programa e não aquilo que gostaríamos de aprender. Passamos a adquirir um determinando conhecimento para tirarmos boas notas e notas nada mais e assim passar de ano, passar no vestibular, se formar,