Analise e desenvolvimento de sistemas
As memórias evoluíram com relação à capacidade de armazenamento, ao software de gerenciamento e, também, à acessibilidade.
Podemos dizer que, atualmente, as memórias são baratas se comparadas àquelas de alguns anos atrás, mas continuam caras se levarmos em conta os preços de memórias secundárias. Mesmo com a evolução da memória principal, a capacidade ainda não é suficiente para suportar uma quantidade significativa de programas que possam rodar em paralelo. Essa "quantidade significativa" poderia ser substituída por uma "quantidade que atenda às exigências e às necessidades dos usuários".
Como a evolução das aplicações e dos serviços aos usuários se torna cada vez maior – lembrando que, para uma aplicação estar em execução, é preciso que esteja na memória principal –, o gerenciamento da memória principal disponível faz-se necessário.
As memórias de um computador moderno são, usualmente, divididas em uma hierarquia, conforme apresentado na Figura 1.
© Sistemas Operacionais
Centro Universitário Claretiano
114
Fonte: adaptado de Deitel, Deitel e Choffnes (2005, p. 241).
Figura 1 Organização da hierarquia de memória.
Observe que há três níveis de memória: a cache, a memória principal e o nível de memórias secundárias e terciárias.
A memória cache é a mais rápida da hierarquia. Tem custo elevado e, por isso, está disponível em menor quantidade, pouco espaço de armazenamento e baixo tempo de acesso.