Planejamento e controle de produção
Este trabalho busca apresentar a importância do Planejamento e Controle de Produção (PCP) para a empresa, podendo assim considerar o PCP como um elemento central na estrutura administrativa de uma organização. Pois quem não planejar, programar e controlar o que produz, provavelmente terá dificuldades em alcançar os índices de produtividade e qualidade que o mercado exige, logo está fadado ao desaparecimento. Para que isto não ocorra, o empresário deve buscar gerenciar sua empresa de maneira mais objetiva, dinâmica e eficaz.
Portanto é necessário decidir uma forma de garantir que a sua empresa atinja o objetivo de produzir com qualidade e produtividade. A garantia de bons resultados está ligada ao bom planejamento, programação e controle de todo o processo de produção. Desse modo, torna-se possível atuar corretamente quando ocorrerem desvios, falhas do processo, ou agir em metas traçadas de melhoria de seu produto, para que ele seja bem aceito. Essa prática também possibilita a diminuição de seus custos operacionais.
2 – PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atendidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível. O planejamento está voltado para a continuidade da empresa e focaliza o futuro. A priori o planejamento determina o que se deve fazer, quando fazer, quem deve fazê-lo e de que maneira.
O controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da melhor maneira possível. A tarefa do controle é verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e organizado, conforme as ordens dadas, para identificar os erros ou desvios, a fim de corrigi-los e evitar sua repetição.
Segundo (Chiavenato, 2004) o planejamento constitui a primeira etapa do processo administrativo, e o controle, a última.
A