planejamento e controle da produção
.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
Toda empresa industrial deve reconhecer a expectativa do cliente e, por meio do planejamento e organização dos seus recursos produtivos, atenderem a demanda estipulada. Essa atividade é a essência do planejamento e controle da produção. Porém, a simplicidade descrita acima recebe interferências decorrentes de variações não previstas da demanda, do rendimento do processo e de outros fatores externos ao domínio da empresa. É necessário trabalhar o grupo de recursos produtivos simultaneamente, atendendo a um número variável de clientes e produtos. A Figura 1 mostra as interações de um sistema produtivo para atender a uma solicitação do mercado.
Figura 1- Fluxograma para um sistema de produção. Fonte: Adaptado de Prado C. A. S. 2000 (pág.36).
Este estudo aborda os conceitos de demanda agregada, planejamento agregado, plano mestre de produção, MRP e MRPII e sequência de produção com capacidade finita. Esses conceitos, serão a base para o modelo proposto de Programação e Controle de Produção (PCP).
O planejamento controle da produção é um sistema de informação que gerencia a integração dos recursos produtivos de uma empresa. Tem o objetivo de atender a uma demanda determinada e simultaneamente maximizar o lucro da empresa.
Segundo Davis et al (2001), a organização deve estender o planejamento em três horizontes de tempo: em longo prazo, em médio prazo e em curto prazo.
O planejamento da produção em longo prazo (PPLP) relaciona o horizonte de tempo maior ou igual há um ano. Nesta etapa avalia-se a capacidade produtiva e compara-se com o planejamento estratégico. Podem-se criar cenários para 3, 5 e 10 anos, quando se determina ou não a necessidade de avaliar uma possível expansão da capacidade produtiva. Recomenda-se no mínimo uma revisão do PPLP após a organização reavaliar o planejamento estratégico.
O