Análise e desenvolvimento de sistemas
A escolha da metodologia adequada para a realização de um projeto em uma empresa deve ser escolhida baseado em análises das técnicas que deverão ser mais apropriadas a cada estágio do projeto para também auxiliá-los a planejar, gerenciar, controlar e avaliar o projeto do sistema de informação. A análise deve ser realizada baseada nas informações que o cliente irá fornecer a respeito do seu negócio, os requisitos para a solução e como ela deve ser, para que no futuro possamos verificar atividades que precisam ser melhoradas apoiando-se nos documentos extraídos dessa metodologia, determinando a melhor alternativa para aquela solução de acordo com as limitações e expectativas que o cliente manifestou. São vários os modelos de metodologia existentes, segue abaixo descrição e características dos modelos mais utilizados: * Convencional (cascata)
Tem um ciclo de vida semelhante ao de qualquer produto (com início, meio e fim). Cada etapa do ciclo de vida pressupõe atividades que devem ser completadas antes do início da próxima etapa.
Definição de Projeto: Define o motivo da necessidade do projeto de um novo sistema de informação (se existe um problema e se o mesmo pode ser resolvido com a construção de um novo sistema de informação ou modificação de outro já existente.)
Estudo dos Sistemas: Análise detalhada dos sistemas existentes, identificando seus objetivos, pontos fortes e fracos, e descrevendo as atividades das demais etapas do ciclo de vida.
Projeto: Produz as especificações de projeto físicas e lógicas para a solução.
Programação: Transforma as especificações de projeto produzidas na etapa anterior em programas – softwares (Definição do tipo de linguagem de programação que deverá ser utilizada, as entradas e saídas deste, etc.
Instalação: Etapa final de colocação do novo sistema ou modificação de um existente em operação.
Pós-Implementação: Utilização e avaliação do sistema após sua