reflexão critica de Pinóquio as avessa
1 INTRODUÇÃO 3
2 REFLEXÃO CRÍTICA 4
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir é referente à matéria de Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem e visa trazer uma reflexão crítica sobre o livro “Pinóquio as Avessas” do escritor brasileiro Rubem Alves.
O livro faz um contraponto com o conto de fadas Pinóquio, porém trás como temática a educação brasileira, propiciando uma reflexão a respeito do sistema de ensino e das práticas pedagógicas, fazendo uma critica ao atual sistema de ensino.
A partir da leitura e reflexão do livro, foi elaborada uma resenha, analisando criticamente o texto e contrapondo-o com as teorias aprendidas em sala de aula, as abordagens tradicional, comportamental e humanista, bem como o sistema brasileiro de ensino.
Ao final do desenvolvimento do trabalho, encontra-se a conclusão do grupo acerca da reflexão e resenha elaboradas. 2 REFLEXÃO CRÍTICA
A história do boneco de pau que vira menino, ganha novos contornos, e de historia para as crianças, passa à história pra gente grande pensar.
O livro é baseado em um conto antigo, escrito por Carlo Collod, onde o autor Rubem Alves decide modificar a moral da história para destacar um assunto que a muito tempo está entre a nossa sociedade.
No livro, Rubem conta a historia de Felipe, um garoto comum, sonhador e muito curioso que tem vários interesses e curiosidades pelas coisas do mundo, e uma das coisas que ele mais gosta são pássaros, gostava tanto dessas criaturas que sonha se tornar um cuidador de pássaros quando crescer.
Antes de dormir, o pai de Felipe, sempre contava a historia de Pinóquio, um menino de madeira que só se tornaria de verdade depois que concluísse a escola, caso contrário ele iria se tornar um jumento.
Seus pais faziam planos e diziam ao filho que ele deveria ir a escola para se tornar alguém na vida, e que na escola ele iria obter as respostas para todas as suas curiosas perguntas. Eles também contaram para