Técnico
PROFESSORA: ANDREZZA CAROLINA
1ª AULA - INTRODUÇÃO
O motor é um dos maravilhosos inventos que proporciona conforto e segurança a nossa vida. Foi com a invenção dos motores que a sociedade pôde se desenvolver em todos os campos tecnológicos. O motor é fruto do trabalho de diversos pesquisadores com contribuições de varias ciências. Destacam-se as contribuições que levaram os motores a consumir cada vez menos combustível e a poluírem cada vez menos o meio ambiente. Há muito anos atrás, o homem descobriu que a pressão do gás aumentava quando este era aquecido dentro de um recipiente fechado. Sabendo disso, um engenheiro chamado James Watt, tratou logo de usar a energia proporcionada por essa pressão, para fazer com que uma máquina produzisse trabalho mecânico.
Assim surgiu a máquina a vapor que possuía uma caldeira onde a água era fervida para ser vaporizada. Watt usou sua máquina para substituir os cavalos, até então utilizados para o trabalho pesado. Nessa Substituição ele comparou o trabalho desempenhado pela máquina e o trabalho desempenhado pelos cavalos. Dessa comparação surgiu a unidade de potência conhecida até hoje como cavalo-vapor (cv).
Essa máquina construída por Watt, contribuiu para desenvolvimento do transporte através das locomotivas, mas como aplicar essa sua invenção em veículo de menores proporções com componentes mais leve? Foi dessa necessidade que surgiu, no século
XVIII, construído pelo francês Cugnot, o primeiro carro a vapor que percorreu as ruas de Paris.
Essa invenção revolucionou e mudou a sociedade, transformando-se em benefício para milhões de pessoas em todo mundo.
Como se classificam os motores
Motores à Combustão: São máquinas que realizam trabalho mecânico, gerado a partir da energia térmica de combustão. Podem ser:
Motores à Combustão Externa: São aqueles em que a reação de combustão é processada fora do fluido operante, no qual o fluido de trabalho está