pinoquio as avessas
O trabalho tem como objetivo analisar a abordagem caracterizada pelo livro Pinóquio as avessas, fazendo uma reflexão critica dentro das teorias humanista, comportamental e tradicional. O presente trabalho apresenta os conceitos usados nas definições das teorias de ensino. As três teorias abordadas são modelos pedagógicos e cada uma delas com metodologias de ensino diferentes uma das outras.
RESUMO
O trabalho propõe a analise do livro Pinóquio as Avessas do autor Rubem Alves, onde são discutidas as abordagens tradicional, comportamental e humanista. O que nos faz buscar uma comparação, por meio da leitura, se as teorias psicológicas sobre a educação condizem com a realidade da abordagem proposta no livro, das quais nos ajudariam a analisar o estudo e estipular qual é a melhor forma de ensino para que haja uma aprendizagem e conhecimento do aluno. Dentre as várias abordagens, a mais presente prescrita no livro é a tradicional, a qual o autor faz uma crítica, por ser uma prática onde o aluno é o receptor e o professor o detentor de todo conhecimento. O autor da ênfase a busca de uma educação "humanista" onde o aluno é valorizado, como único e cheio de potencial. Assim, no livro Pinóquio as Avessas teremos a estória de Felipe o menino que através da abordagem tradicional teve toda sua vida acadêmica voltada pelo plano já determinado sistema educacional onde tornando-se um adulto bem sucedido, porem infeliz .
REFLEXÃO DO LIVRO PINÓQUIO ÁS AVESSAS
ABORDAGEM HUMANISTA
Segundo a abordagem humanista o ensino é centrado no aluno. O professor em si não transmite o conteúdo, dá assistência, sendo assim um facilitador de aprendizagem. O conteúdo vem das próprias experiências dos alunos. Pois o aluno é um ser único, e o mundo que o rodeia faz parte do seu processo de aprendizagem, cada pessoa tem uma visão diferente de mundo e está em processo continuo de descoberta de si