Contabilidade
As empresas, atualmente, estão inseridas num ambiente sujeito a incertezas e turbulências e para enfrentar este cenário adverso, necessitam cada vez mais de informações precisas e em tempo real, que possibilitem e facilitem a tomada de decisão. A controladoria surgiu para cobrir este espaço, buscando não só a sinergia entre os vários departamentos da empresa, mas também, com o mundo exterior, sempre focando na missão, crenças e valores da organização.
Neste semestre, o objetivo é discutir qual é o papel da Controladoria, sua origem, as suas funções, missão, objetivos, sua contribuição para o processo de gestão, a sua posição no organograma, e se ela é realmente necessária para as organizações ou é um mero modismo da atualidade.
Definições:
Empresa, segundo Ferreira (1999, p.742), é aquilo que se empreende, empreendimento, organização particular, governamental, ou de economia mista, que produz e/ou oferece bens e serviços, com vista, em geral, à obtenção de lucros. Para Figueiredo e Caggiano (1997, p.24), empresa é uma unidade produtora que visa criar riquezas, transacionando em dois mercados, um fornecedor, outro consumidor.
Segundo MOSIMANN e FISCH (1999), empresa é um grupamento humano hierarquizado que põe em ação meios intelectuais, físicos e financeiros, para extrair, transformar, transportar e distribuir riquezas ou produzir serviços, conforme objetivos definidos por uma direção, individual ou de colegiado, fazendo intervir em diversos graus, motivação de benefício e de utilidade social.
Empresa é uma unidade produtora que visa criar riquezas, transacionando em dois mercados, um fornecedor e outro consumidor, ensina Figueiredo e Caggiano (1999).
Catelli (2001, p.38), cita que sob o enfoque da Teoria dos Sistemas, a empresa caracteriza-se como um sistema aberto e essencialmente dinâmico. Assim, podemos entender que a empresa é um conjunto organizado de recursos econômicos, sociais e humanos e pode ser vista como um