Resenha Critica Pinoquio as avessas
RESENHA CRÍTICA PINÓQUIO ÁS AVESSAS
SANTOS
2013
RESENHA CRÍTICA PINÓQUIO ÁS AVESSAS
Trabalho apresentado para obtenção de aprovação na disciplina “Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem”, no curso de Psicologia, na Universidade Paulista.
Orientadora: Prof.a Drª. Marina T. B. Porto Vieira
SANTOS
2013
RESUMO
Este trabalho se baseou nos conhecimentos extraídos do livro “Pinóquio ás Avessas” de Rubem Alves e no livro que trata das análises de abordagens do processo de ensino, de nome “Ensino: As Abordagens do Processo” de Maria da Graça Nicoletti Mizukami. Refere-se a uma análise crítica dos citados livros abordando os aspectos positivos e negativos que influem na educação sob a óptica dos processos de abordagens, desta forma sendo sugeridos pela professora da disciplina Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem.
SUMÁRIO
1.
1. INTRODUÇÃO
“Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quando entro em sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, às suas inibições; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho – a de ensinar e não a de transferir conhecimento.” (FREIRE, 1987/1996, p.47)
O presente estudo através da resenha crítica do livro, “Pinóquio às Avessas” tem como principal objetivo analisar os diferentes tipos de abordagens do processo de ensino inseridos na educação à sociedade. Tais reflexões nos permitirão observar e compreender como é o ensino hoje. Pois segundo Pedro Morales “ter em vista