Resenha Pinóquio as avessas
RUBEM ALVES
PINÓQUIO ÀS AVESSAS
ARARAQUARA
2014
RUBEM ALVES
PINÓQUIO ÀS AVESSAS
Este trabalho teve como objetivo fazer uma comparação entre o livro de Rubem Alves, Pinóquio Às Avessas, e a abordagem tradicional.
ARARAQUARA
2014
O livro Pinóquio às Avessas faz uma crítica à abordagem tradicional. Abordagem centrada no professor como personagem principal e o aluno apenas como figurante, que tem o dever de absorver passivamente a informação que lhe é passada pelo professor e repeti-la. A formação crítica do educando está fora do currículo de um professor que leciona na linha de educação tradicional, formando alunos passiveis e fáceis de serem manipulados pelo sistema.
O professor está pronto para passar o seu conhecimento e o aluno, está lá para receber o que é passado, ele não tem o direito de expressar sua opinião, nem de discordar do que o professor lhe diz. O professor fala e o aluno escuta, o professor manda e o aluno obedece. O aluno é visto como uma “tabula rasa”, o professor contém o saber é não deve ser questionado pelo aluno, que é um "adulto em miniatura". A escola impõe o que o aluno deve ou não aprender, seu senso comum é cruelmente deixado de lado fazendo, diversas vezes, com que ele sinta-se incapaz.
Na abordagem tradicional, diversas vezes é ignorado o ritmo de aprendizagem e a maneira na qual o educando aprende, como se todas as crianças fossem obrigadas a aprenderem tudo no mesmo tempo, velocidade e maneira e caso isso não aconteça, o aluno é taxado como “aluno problema” ou até mesmo “burro”.
Podemos ponderar também métodos classificatórios, incentivando a rivalidade das crianças e não a cooperação e a ajuda mútua, só são elogiados e ganham “prêmios” os que atingem as metas, ou seja, os que tiram as melhores notas. A curiosidade não é o principal meio de aprender, na verdade, dificilmente se encontra