Pinoquio as avessas Resenha grupo
Curso: PSICOLOGIA
Serie/Turma: 01/PS1
Grade: 2015/1
PROFESORA :
PSICOLOGIA DO DESENVIMENTO E TEORIAS DE APRENDIZAGEM
ALUNOS:
RESENHA CRITICA DO LIVRO PINÓQUIO AS AVESSAS
“Sou o intervalo entre o meu desejo e aquilo que o desejo dos outros fizeram de mim.”
Fernando Pessoa
O autor faz uma crítica à forma com que os pais e professores de Felipe lhe induzem a um processo de aprendizagem que vai de encontro ao verdadeiro desejo de Felipe.
Logo após o nascimento de Felipe seus pais já depositavam inúmeras questões sobre seu futuro, pois “foi uma alegria. Seu pai e sua mãe logo começaram a fazer planos para seu futuro...”. Podemos também notar tal intenção do autor logo na dedicatória do livro com a frase: ”... este livro é dedicado principalmente aos pais e educadores... Os pais sempre fazem planos para o futuro dos filhos. Sonhavam que Felipe seria muito inteligente, muito bom aluno, tiraria notas boas na escola, passaria no vestibular, e seria quem sabe...”.
O resultado deste processo de aprendizagem tornou Felipe uma pessoa infeliz no final da historia.
O autor tenta/propõe a desconstrução do modelo de aprendizagem relatado na história, mostrando que tal modelo, que não conta com a opinião do indivíduo, pode ser perigosamente destrutivo a médio e longo prazo do ponto de vista da felicidade, do auto conhecimento e realização pessoal.
Quando nascemos temos tendências naturais e gostar de certas coisas ou outras, no caso de Felipe ele gostava de pássaros e tinha uma personalidade muito curiosa sempre perguntando tudo, mesmo quando ainda um bebe: “Cavalo poderia se chamar gato e gato cavalo? Quem foi que disse que deveria se chamar cavalo?” e ainda em idade escolar quando questiona o professor sobre como as plantas respiram no inverno.
Este modelo faz parte da escola tradicional, principalmente por possuir um material pedagógico pronto e por todos os alunos, independente de suas