Resenha
RESENHA
Américo, E. de O. Implantação do Sistema de Informação Contábil (ERP) em Indústrias Nordestinas: Uma Análise da Percepção dos Usuários após a Implantação de um ERP em duas Indústrias Nordestinas. REUNIR – Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade – Vol. 1, n°2, p 1 a 17, Set-Dez/2011.
Enizelâinde de Oliveira Américo, Josicleide dos Santos Silva, Roberta Viana Oliveira de Souza, João Marcelo Alves Macedo.
O artigo tem por objetivo analisar a implantação do sistema de informação contábil nas indústrias, verificando se são capazes de proporcionar benefícios aos usuários, garantido sua comunicação e confiabilidade. A questão-problema que norteia o estudo: Quais os fatores que os usuários apontariam quando do processo de implantação de um sistema de informações e estariam tais informações desencadeando “traumas organizacionais”?
Tal pesquisa utilizou procedimentos de estudo de caso, sendo classificada como exploratória e descritiva. Tendo como objeto de estudo duas indústrias nordestinas, uma em que o sistema está em pleno funcionamento e a outra em que está no momento de implantação.
Inicialmente esclarece que a implantação de sistemas de informação (ERP) vem sendo utilizada como uma solução para os problemas de necessidades informacionais na tomada de decisão, que estão ligados a mudanças ocorridas no meio empresarial que acirram a competição entre as organizações.
Que a informação nasceu para guardar fatos passados, mas ela avança em direção ao futuro, no intuito de antecipar decisões e evitar eminentes riscos. Diante de tão grandes avanços, salienta a necessidade da Ciência Contábil como meio que auxilia a tomada de decisão por parte de gestores.
Destaca que essas informações contábeis devem apresentar algumas características básicas, tais como: relevância, tempestividade, relação custo e benefício, objetividade da informação e flexibilidade de adaptação ao usuário.
Mostra que com a necessidade atual,