Resenha pinóquio às avessas
Rubem Alves conta através de sua escrita simples e de faço entendimento a historia de Felipe um garoto comum e sonhador que tem vários interesses e curiosidades pelas coisas do mundo, e uma das coisas que ele mais aprecia são pássaros, tanto é que sonha se tornar um cuidador de pássaros quando crescer. O menino tem conhecimento da historia de Pinóquio através de seu pai que edifica a escola como instituição (que na historia do boneco de madeira tem grande importância, pois quem falta à escola se transforma em menino burro) onde ele vai ter todas as respostas a muitas de suas curiosidades. Sendo assim Felipe cria a ideia de que só se tornara uma pessoa completa ,assim como Pinóquio, quando ele for à escola, pois quem não vai a escola não pode se considerar uma pessoa.
Quando finalmente Felipe vai à escola ele descobre que não é muito daquilo que ele imaginava ser, a escola é um lugar onde todas as crianças são moldadas a pensar igual e sobre assuntos que muitas das vezes não interessam a elas, tudo é feito como a própria professora da escola diz: “conforme o que o ministério da educação dita” para que as crianças possam passar em um futuro vestibular para conseguir algum trabalho. Nesse momento Felipe percebe que não pode ser um cuidador de pássaros, pois isso não é uma carreira e não existe um curso universitário para isso, sendo assim ele não pode seguir seu sonho e ser feliz com sua aspiração.
Felipe passa no vestibular, consegue se formar, tem um grande trabalho, mas não consegue a felicidade desejada, pois seus anseios não são o que a escola forma. E assim é um adulto frustrado que vai a terapia tentar descobrir a raiz de sua infelicidade.
A ideia de “Pinóquio às Avessas” vem do conceito de Felipe virar um mero