Resenha - Pinóquio as avessas
Pinóquio às avessas conta a história de Felipe, um menino muito amado e bem cuidado pelos seus pais. Eles sonhavam sobre o futuro do filho. Imaginavam ele se tornando um estudante aplicado, que tiraria boas notas e passaria no vestibular e, que assim, poderia se tornar um cirurgião famoso, ou um grande cientista, ou um bem-sucedido administrador de empresas.
Felipe era muito curioso, e, desde pequeno enchia os pais com perguntas que os deixavam sem respostas. Quando não sabiam como respondê-lo, diziam que ele aprenderia na escola. Assim, Felipe criou grandes expectativas em relação à escola, ele acreditava que lá os professores dariam as respostas das suas perguntas.
Uma das coisas que Felipe mais gostava de fazer era deitar na grama para observar os pássaros. Tudo o que era relacionado aos pássaros chamava a sua atenção. Seus pais incentivavam sua paixão mostrando pinturas e contando estórias sobre pássaros.
Certo dia o pai de Felipe lhe perguntou o que ele queria ser quando crescesse. A princípio, ele não entendeu muito bem o que o pai quis dizer, mas depois de uma longa explicação sobre a função da escola, que é transformar crianças que brincam em adultos que trabalham, Felipe chegou à conclusão de que queria ser cuidador de pássaros. Deixando claro para o pai que ainda era muito pequeno para entender dessas coisas.
Depois desse dia, Felipe começou a desejar ser adulto, para isso queria entrar na escola, tirar boas notas e entrar na universidade para ter um diploma onde estivesse escrito: “cuidador de pássaros”.
Quando finalmente chegou o dia de ir à escola, Felipe estava bastante animado. Tudo era novidade. Mas logo percebeu que não era como ele imaginava. Não demorou para que a decepção tomasse conta dele, pois aconteceu com a professora igual ao que acontecia com seus pais, ela não respondia à todas as suas perguntas. As instruções da professora foram claras: existe hora certa para pensar sobre as coisas. Felipe ficou preocupado,