Definições de conceitos básicos na sociologia
a) Homem e sociedade (relação):
Homem: Ser pensante que ao nascer é uma matéria informe, e basta uma boa educação para dar-lhe a sua forma.
Sociedade: Definida como todas as pessoas que partilham de uma cultura comum.
Relação entre homem e sociedade: O sociólogo não vê sociedade alguma sem indivíduos para construí-la, nem indivíduos isolados da sociedade. A personalidade dos indivíduos é o produto até certo tempo de uma civilização e das instituições de uma sociedade.
b) Cultura e organização social:
Cultura: Aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, leis, costumes e outras habilidades e hábitos adquiridos por um homem como membro da sociedade.
Organização social: A ordenação sistemática das relações sociais, por atos ou escolha e decisão.
c) Estrutura social:
É a interrelação sistemática de formas de comportamento ou ação em sociedades determinadas. Além disso, estrutura social pode, também, ser definida como o complexo dos principais grupos e instituições que constituem as sociedades, de acordo com M. Ginsberg.
Consideram-se como parte da estrutura social, todas as relações sociais de pessoa a pessoa, assim baseia-se Radcliffe-Brown.
d) Estratificação social:
Escala de pessoas em níveis de status de acordo com algum critério de superioridade ou inferioridade.
e) Interação social:
A criação de uma nova maneira por meio da qual as pessoas se comunicam face a face, agem e reagem em relação uma às outras.
f) Controle social:
[...] estabelecimento de valores e normas que podem ser aceitos mais ou menos integralmente pelos membros da sociedade como “normas de condutas” obrigatórias. A expressão também é usada para referir às disposições pelas quais os valores e normas são comunicados e instilados.
g) Mudança social:
A sociedade é também uma realidade que se transforma continuamente, uma realidade em constante mudança. Algumas sociedades