Serviço Social
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL - CSS
FICHAMENTO: ADORNO, T.W. Introdução à Sociologia. Tradução de
Wolfgang Leo Maar. __ São Paulo: Editora UNESP, 2008. Pág. 61 a 143
Por: Elisane Barros de Sousa
2º Aula: o autor Theodor W. Adorno fala sobre a contraposição na definição de sociologia apontada pela Sociedade Alemã de Sociologia e ressalta que, enquanto se ter a idéia de sociologia como fim em si mesmo, essa contraposição não será eliminada. O interesse do autor nesta discussão tem por finalidade entender os métodos e prioridades nos estudos de sociologia.
Para Adorno, a sociologia deve ser a compreensão da sociedade, daquilo que representa a sua essência. É necessário se atentar para as prioridades na seleção dos objetos da sociologia, ressaltando que o essencial não está ligado a grandes temas, antes, encontra-se marcado nas impressões digitais do pensamento. 3º Aula: o foco é o positivismo. Adorno alega que o positivismo rejeita a essência, ainda que em sentido diferente do que o endossado pelo autor, acreditando somente na existência dos fenômenos. Para o autor o essencial é definido pelas leis objetivas do movimento da sociedade referentes às decisões acerca do destino dos homens. Na acepção de leis singulares à sociedade e aos indivíduos.
4º Aula: aprofundou-se sobre o conceito de Sociologia. Entretanto, o autor deixa claro que o conceito não pode ser estabelecido por definições que contém uma infinita riqueza histórica. Diferencia os vários tipos de sociedades.
Trata-se de diversos tipos de vidas comuns e da produção e reprodução da vida humana, existindo vários tipos básicos determinantes no formato de sua coexistência. Para o autor o conceito de sociedade é definido pela relação universal, entre elementos, dos homens trabalhadores individuais e não somente da aglomeração desses homens.
5º Aula: afirma que o conceito de sociedade pode ser percebido ou detectado, ainda que indiretamente.