Trabalho de TSP
Instituto de Educação
Departamento de Psicologia
Belo Horizonte, 03 de junho de 2012
Docente: Joseany Souza
Discente: Bruna da Silva Oliveira
Texto SOBRE O MÉTODO, de Marcelo Gleiser:
1) Qual a concepção de REAL apresentada pelo autor do texto?
Inicialmente o autor dá uma definição de que real, são as coisas que podemos detectar através de nossos sentidos. Mas logo percebeu que isso não era o certo, tomando como exemplo nossos sentimentos, não podemos vê-lo, tocá-lo, mas ainda assim nós sabemos que ele existe. Então para facilitar ele divide o conceito de real em dois: o objetivo e o subjetivo.
A realidade objetiva trata de uma realidade mensurável, é uma coisa que as pessoas sabem que existe e concordam a respeito de sua existência. Trata-se de uma realidade mais concreta.
A realidade subjetiva trata das coisas não mensuráveis, que não podem ser medidas. Trata de coisas que as pessoas sabem que existem e concordam com isso, mas ela não pode ser medida de maneira única. O real subjetivo é algo vivenciado pelo sujeito, aquilo que é sentido por ele.
Texto AUTO-ENGANO, de Eduardo Giannetti:
1) Quais as concepções de conhecimento e da atividade de conhecer são apresentadas pelo autor do texto?
Ele nos dá a ideia de familiaridade, que é quando a gente se familiariza com algo, achando que a conhecemos, mas na verdade estamos apenas familiarizados com ela, essa atividade está associada à forma subjetiva de conhecimento que inibe a nossa curiosidade. Também nos apresenta o conhecimento objetivo, uma forma científica de conhecimento. O conhecimento científico resume-se na indagação, no questionamento.
2) Concepção de conhecimento objetivo apresentada pelo autor do texto?
A concepção de conhecimento objetivo apresentada pelo autor, parte de tudo aquilo que independe da individualidade de cada um, é a eliminação do “eu”. É aquilo que independentementedo que um determinado sujeito pense, vai continuar sendo o que é.