UNIP Trabalho De TSP
Foi um movimento que surgiu na Europa, onde colocava o homem como o centro de todas as coisas. Antigamente Deus estava no centro, depois o homem passa a ser o centro (O homem rompe com Deus e passa a ser o centro). Este homem do Humanismo antes não podia pensar e agir, só se fosse de acordo com Deus. Então com o humanismo, o homem passa a ser valorizado. O homem para o humanismo era um ser iniciante (Ele esta sempre começando) um ser que começa a sentir, a se conhecer e deixa a ideia de causa e efeito. Uma filosofia que nasceu nos primórdios do séculoXIV, movimento ligado ao Renascimento e que vem romper com Deus, promovendo uma valorização do homem, um ser com totalidades.
Psicologia Humanista
Surgiu na década de 50 e ganhou força nos anos 60 e 70, como uma reação às ideias de análise apenas do comportamento, defendida pelo Behaviorismo e do enfoque no inconsciente e seu determinismo, defendido pelaPsicanálise(Critica a Psicanalise, teoria baseada no passado, no inconsciente, parte biológica do ser. E no Behaviorismo, elementarista, mecanicista, pois mexia com animal e maquina e o foco deveria ser o ser humano). O humanismo vem com a ideia de colocar que o homem é um ser de potencialidades, dono de sua historia, rompe com Deus. A grande diferença do Behaviorismo para o humanismo era que o humanismo não aceitava essa ideia do ser humano como maquina ou animal, sujeitos de processos de condicionamento (E-R). O Humanismo tenta busca conhecer o ser humano, tentando humanizar seu aparelho psíquico.
Sai de uma abstração do inconsciente e vai para uma atitude concreta (Presente, aqui e agora). Prega olhar para o hoje, para as possibilidades (para o humanismo você e um ser de possibilidades e potencialidades).
Abraham Maslow (1908-1970) Considerado o pai do Humanismo, acreditava na tendência individual da pessoa para se tornar auto-realizadora, sendo este o nível mais alto da existência humana. Maslow criou a existência de níveis (Pirâmide) a serem