PSP e TSP
Todos os membros do time devem trabalhar para executar uma determinada tarefa. No TSP, cada tarefa é um processo de planejamento de quatro dias denominado lançamento do time (Team Launch). Em um lançamento, os membros do time desenvolvem a estratégia, o planejamento e o processo para a execução de um processo.
O funcionamento geral do TSP é iterativo. Durante um projeto são realizados diversos relançamentos (relaunches) e, a cada um, os planos são revisados pelo time. O tempo entre cada lançamento deve ser curto, de maneira a aumentar a precisão do planejamento. Recomenda-se um lapso entre três e quatro meses.
Em um lançamento, os times produzem um plano geral e um detalhado para a fase seguinte ou ciclo de projeto. Uma vez terminada a fase, são coletadas e armazenados dados a partir dos quais são gerados relatórios comparando objetivos realizados. Esses relatórios são transmitidos à gerência e aos clientes e permitem, por exemplo, que a administração tome ações corretivas quando necessário. Ao final de ciclos, os produtos de software terminados são finalmente entregues ao cliente.
2. Coloque-se na posição de gerente de projeto. Apresente razões para um desenvolvedor manter seus logs de tempo e defeitos, no PSP, preenchidos de maneira correta e atualizada. Descreva uma estratégia para motivar a equipe: seus programadores não deverão encarar a tarefa como um fardo adicional.
Uma das razões para que se mantivesse os logs de maneira adequada tanto em relação ao tempo como em relação aos defeitos é justamente para que todos dentro do projeto, pudessem manter-se informados sobre a situação do projeto e em que fase de desenvolvimento ele está além das dificuldades encontradas por um membro do grupo.
Maneira de motivar programadores são fazer reuniões curtas e objetivas não gerando cansaço desnecessário, e dividir equipes para resoluções de problemas.
3.