Trabalho De Tsp 4 Psicologia Cognitiva
A psicologia cognitiva trata do modo como às pessoas percebem, aprendem, recordam e pensam sobre a informação. É através deste campo que podemos estudar o modo como as pessoas percebem várias formas, e por que se lembram de alguns fatos e se esquecem de outros, ou como aprendem a linguagem.
Essas formas de pensar como estudam e como já pensaram no pensar nos envolve numa dialética, é definida como processo de desenvolvimento em que as ideias evoluem com o passar do tempo por meio de um padrão de transformações.
Os antecedentes filosóficos e psicológicos da especialidade, indicando o desenvolvimento da história a partir do pensamento filosófico de Platão, Aristóteles René Descartes, John Locke, Immanuel Kant, passando pela fisiologia e pelas diferentes linhas de pensamento psicológicas (Estruturalismo, Funcionalismo, Associacionismo, Behaviorismo e Gestalt) até chegar à criação da Psicologia Cognitiva.
A maior contribuição de Descartes para a História da psicologia Moderna foi a tentativa de resolver o problema corpo-mente que era uma questão controversa e que perdurava desdeo tempo de Platão, sendo que a maioria dos pensadores deixaram de adotar uma visão monista (mente e corpo são uma só entidade) e adotaram a sua posição dualista: mente e corpo são de naturezas distintas.
Positivismo, materialismo e empirismo converteram-se nos alicerces filosóficos de uma nova psicologia, onde os fenômenos psicológicos eram constituídos de provas fatuais, observacionais e quantitativas, sempre baseados na experiência sensorial. O método dos empiristas apoiava-se completamente na observação objetiva e na experimentação, e diz que a mente se desenvolve através da acumulação progressiva das experiências sensoriais. Desta forma, é nítido que estas ideias iam de encontro às teorias de Descartes, que dizia que algumas ideias eram inatas.
O Estruturalismo que buscava entender a estrutura da mente e suas percepções realizando analise de componentes constitutivos.