POLUICAO RADIOATIVA
RADIOATIVA
Fabiano R. Martins
Idenir de Campos
Ivolneia Alves de Freitas
Leonel Bassani
POLUIÇÃO RADIOATIVA
Para que se fale em poluição radioativa, devemos primeiramente definila.
Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contêm energia, carga eléctrica e magnética.
A poluição radioativa ocorre quando há o aumento dos níveis naturais de radiação através da utilização de elementos radioativos naturais ou artificiais.
POLUIÇÃO RADIOATIVA
As principais fontes de Poluição Radioativa são: Substâncias naturais: são as substâncias que se encontram no subsolo e que acompanham alguns materiais de interesse econômico, como petróleo e carvão, que são trazidas para a superfície e espalhadas no meio ambiente por meio de atividades mineradoras.
Substâncias artificiais: são as produzidas em reatores nucleares e em aceleradores de partículas para utilização em medicina, na indústria e em pesquisa etc.
POLUIÇÃO RADIOATIVA
Ela provém principalmente de: indústrias, medicina, testes nucleares, carvão, radônio, fosfato, petróleo, minerações, energia nuclear, acidentes radiológicos e acidentes nucleares.
Ela ocorrer principalmente por meio de:
Agentes bacteriológicos: tendo como causas esgotos e adubos, e consistindo na contaminação por bactérias, vírus e outros micróbios portadores de doenças
Agentes químicos: tendo como causas óleos, inseticidas, detergentes sintéticos, adubos químicos e esgotos. Agentes físicos: tendo como causas erosão, húmus, vegetação e a própria atividade humana, resultando alteração da cor, gosto, cheiro e temperatura da água
Partículas radioativas: caracterizada pela presença de materiais radioativos das centrais ou explosões nucleares POLUIÇÃO RADIOATIVA
Existem três tipos de radiação: raios alfa e raios beta, que têm a absorção mais fácil, e raios gama, que são muito mais penetrantes que os primeiros, já que se tratam de ondas eletromagnéticas.
A poluição radioativa é a