TEORIA DA APRENDIZAGEM SOCIAL
Os principais enfoques teóricos sobre o desenvolvimento humano são divididos entre quatro classes, sendo elas: a Teoria Maturacional, que estuda a origem biológica e origem do código genético; a Teoria da Aprendizagem, estudo das transformações geradas por conta de estímulos do ambiente; a Teoria Psicanalítica, estudo da dinâmica da personalidade e a Teoria Cognitiva, estudo das estruturas e processos cognitivos.
Albert Bandura, psicólogo canadense, nascido em 1925, iniciou seus estudos pelo comportamento agressivo, publicando sua primeira obra em 1959 “Adolescent Agression”. Seu estudo se enquadra na Teoria da Aprendizagem que estuda o comportamento humano por meio da observação do comportamento do outro e suas consequências, dessa forma sua teoria parte do aprendizado social. O estudo de Albert Bandura considera os mesmos pressupostos do condicionamento operante, marcados pela Teoria de Skinner de comportamento por associação entre estímulo e resposta, porém Bandura vai muito além, pois considera que o comportamento depende do mundo simbólico interno e conta com a previsão das consequências do comportamento. Dessa forma, para Bandura, no condicionamento operante a consciência das respostas são levadas em consideração, todas as mudanças comportamentais são mediadas cognitivamente.
(...) o condicionamento operante dificilmente se obtém sem consciência das respostas requeridas para o reforço; em algumas circunstâncias, a expectativa de reforço é mais poderosa do que o próprio reforço (...) (ROSA,2003)
O sistema simbólico de auto-estimulação pode se dar a partir de um estímulo externo e uma resposta manifesta. O sistema de autorregulação e autocontrole, da mesma forma, se dão a partir da percepção das consequências do comportamento, levando em conta os processos cognitivos e que muitos comportamentos são adquiridos pela observação de um modelo. Bandura no estudo do comportamento deu maior notação a