cultura org.
O conceito de cultura teve uma dinâmica evolução no tempo. Inicialmente relacionada aos cultos religiosos, o conceito de cultura passou a representar no século XVII as atividades no trato da terra, das letras e das ciências. Já no século XVIII , o termo cultura passou a designar o progresso intelectual.
A antropologia foi a primeira ciência à se preocupar com o estudo da cultura. Vários pesquisadores e estudiosos se destacaram, dentre eles E. TYLOR9, que no final do século XVIII, definiu a cultura como sendo todo complexo que compreende o saber, a crença, a arte, a moral, o direito, o costume e quaisquer outras qualidades e hábitos adquiridos pelo homem na sociedade.
Posteriormente, já século XX tivemos várias contribuições ao estudo da cultura, vindos da antropologia. Ralph LINTON10, definiu cultura como sendo a configuração de uma conduta aprendida e resultados de conduta cujos elementos componentes são partilhados e transmitidos pelos membros de uma sociedade particular. Bronislaw MALINOWSKI11, disse que cultura é o conjunto integral de instituições em parte autônomas, em parte coordenadas. Enquanto Melville Herskovits12, outro clássico da temática, vê a cultura como parte do ambiente feito pelo homem.
Na sociologia não tivemos um posicionamento explícito dos clássicos quanto ao conceito de cultura. Mas após termos feito uma análise de algumas obras poderíamos afirmar que:
Para Max Weber a noção de cultura não é filosófica, mas histórica;
Para Augusto Comte, o conceito de cultura é associado ao consenso de sociedade;
Para Emile DURKHEIM, o conceito de cultura está associado as maneiras de pensar, de sentir e de agir.
Para Karl Marx, a sua visão de ideologia empregada num sentido lato, praticamente, incorporou o que atualmente chamamos de cultura.
Atualmente a visão de cultura na antropologia e sociologia convergiram para um mesmo enfoque. Dentre as várias linhas vemos a estabelecida por Guy ROCHER13, como