Teoria economia
3- Defina, Segundo Keynes, o conceito de demanda efetiva.
Como o autor mesmo define a demanda efetiva é o principio de tudo.
Keynes define que a demanda efetiva é constituída pela despeça de investimento e de consumo, ou seja, uma soma dos gastos em consumo e em investimento.
Deixando claro que trabalha o conceito de demanda diferentemente dos Neoclássicos, o autor enfatiza que a evolução da economia é ditada pela ação dos capitalistas em busca de lucros e destas ações derivam os empregos gerados e a renda distribuída.
Utiliza-se da palavra efetiva, por considerar apenas a demanda esperada pelo capitalista, que é diferente da demanda efetivamente realizada.
Colocando-se do ponto de vista do empresário, escreve que a produção agregada destina-se a satisfazer a demanda efetiva, esperada pelo empresário no momento em que se realizam os investimentos. Uma demanda que é composta por consumos e investimentos, determinados exclusivamente pela ação dos empresários.
Para Keneys são as variáveis que partem dos gastos e associadas às perspectivas de lucro que determinam a demanda. O nível da demanda efetiva não corresponde ao pleno emprego de satisfação, ela geralmente se encontra em um ponto em que nem todos os fatores de produção estão em empregados.
Para a demanda efetiva alcançar uma situação de pleno emprego, a soma dos gastos em consumo e investimento tem que ser igual à renda que seria oferecida nessa situação de pleno emprego.
Assim, para que a economia funcione em pleno em emprego é necessária que o valor dos gastos em consumo e investimentos seja igual à renda oferecida em uma situação de pleno emprego.
6- Qual o papel da inovação na teoria do desenvolvimento econômico de Schumpeter?
Para Schumpeter, a inovação se caracteriza por uma mudança que coloca a economia em novas bases afastando-a de sua posição de equilíbrio, sendo o motor do desenvolvimento da economia.
O desenvolvimento em Schumpeter ,possui dois elementos