Análise crítica de contrato - conceito
Norberto Varanda
CTI/DINF OUTUBRO 2011-10-05
Análise crítica, também chamada de Review, trata-se de um estudo (uma avaliação) geral de um determinado setor, projeto, produto, serviço, processo ou informação com relação a requisitos pré-estabelecidos, tendo como objetivo a identificação de problemas, visando a solução dos mesmos.
Análise crítica de contrato
É a avaliação feita pelo fornecedor (atividades sistemáticas), antes da assinatura de algum contrato, para garantir que os requisitos para a qualidade estejam definidos de maneira clara e adequada, sem existir ambigüidade, que estejam documentados e que possam ser atendidos pelo respectivo fornecedor.
ISO 9001: 4.3
Análise Crítica dos Contratos
1.0 Requisitos Contratuais: Os documentos e os contratos dos clientes são analisados criticamente antes da aceitação a fim que se tenha certeza de que os requisitos do cliente estejam definidos e compreendidos.
Periodicamente são analisados criticamente os seguintes documentos contratuais de qualidade.
· pedidos de compra
· especificações do produto e do processo.
· planos de qualidade.
· requisitos de controle de qualidade
· requisitos de controle e capacidade
4.3 ANÁLISE CRÍTICA DE CONTRATO
Interpretando o requisito. | A empresa deve se preocupar com o pleno atendimento das necessidades dos clientes, e garantir que essas necessidades sejam devidamente compreendidas e analisadas quanto à sua capacidade de satisfazê-las, antes de aceitar qualquer pedido ou fechar algum contrato. Quando qualquer dos requisitos de um pedido de fornecimento for alterado, a empresa deve assegurar que estas alterações estejam documentadas e aprovadas pelo cliente. |
09. Quais são os requisitos da norma ISO 9001?
A ISO 9001 tem 20 requisitos. A ISO 9002 tem 19 requisitos, sendo excluido o requisito 4.4 da ISO 9001. A ISO 9003 tem apenas 16 requisitos.
4.1 Responsabilidade da Administração
Trata do papel da