Resenha livro o gerente-minuto
Os autores deste livro são Dr. Spencer Johnson, autor de mais de uma dúzia de livros sobre Medicina e Psicologia, é formado pela Universidade Southern Califórnia, membro do Royal College of Surgeons, e foi interno na Clínica Mayo e o Ph.D. Kenneth Blanchard com reputação internacional como consultor de assuntos gerenciais. Formado pela Universidade de Colgate, completou cursos de pós-graduação na famosa Universidade de Cornell, onde obteve seu Ph.D..
O livro é pequeno com pouco mais de 100 páginas e é dividido em 16 capítulos, permitindo uma leitura rápida e agradável.
O livro é um best-seller nos Estados Unidos e na Europa. Várias organizações indicam esse livro aos seus colaboradores e várias multinacionais o têm adquirido em grande quantidade para distribuição aos seus gerentes.
Comparando o Livro “Gerente-Minuto” com outros textos, não encontramos muitas novidades, pois os conceitos nele tratados vêm sendo estudado e comentado há muitos anos, pelo mundo todo.
O texto conta de forma romanceado a história de um personagem “jovem” que procura ansiosamente pelo “gerente eficaz”, encontrando em uma cidade próxima um gerente de uma grande empresa que é conhecido pela sua capacidade de obter resultados incríveis que lhe ensinou os três princípios que mudarão a sua vida.
Os três princípios são:
Objetivos-minuto;
Elogios-minuto;
Repreensões-minuto.
Este gerente é o chamado “Gerente-Minuto” que se refere àquele que reserva um minuto do seu dia para avaliar o seu trabalho e para estudar a fisionomia das pessoas que dirigem, e também para fazer com que as pessoas compreendam que os colaboradores são os recursos mais importantes dentro de uma organização.
O conteúdo visa transmitir uma série de regras para o gerente obter melhores resultados com a sua equipe de trabalho, e conseqüentemente uma maior produtividade da organização. Sendo assim os autores relacionam os seguintes itens:
Estabeleça metas para os