resenha linguagem
Adriano Henrique Nuemberg atua em linhas de pesquisas de Políticas Públicas e pessoas com deficiência e Psicologia e formação de professores.
Segundo os autores utilizamos vários tipos de linguagem para transmitir o que pretendemos transmitir através de gestos,da mímica, da escrita, de atitudes do corpo.
Para o autor Watz Lawick , sem buscarmos formas de fornecer aos outros meios mais claros para identificarmos o que queremos dizer, no entanto, ficamos a mercê de sua interpretação arbitraria.
Os grupos humanos segundo os autores Maria Juracy e Adriano Henrique constroem formas partilhadas, códigos pelos quais seus vários membros possam transmitir as informações uns aos outros. Utilizamos no Brasil pelo menos três palavras diferentes para nomear uma mesma raiz comestível: mandioca, aipim,macaxeiras.
Outra variação da comunicação humana é a linguagem escrita cuja característica principal é a possibilidade de registro e transmissão de informações de maneira mais permanente do que a linguagem oral.
Os autores ressalta que a linguagem, enquanto uma função complexa, apresenta-se como umas das grandes questões das Ciências Humanas e Sociais neste século, sobretudo nas áreas da Psicologia, Sociologia e da Linguistica.
Faz –se necessário, então, tratar da linguagem dentro de um processo histórico de desenvolvimento da cultura e consequentemente , dos próprios homens e mulheres .
Os autores citaram toda a historia da linguagem desde o processo de complexificação de suas necessidades e da divisão do trabalho o que engrenou uma nova necessidade, de uma comunicação estreita.
Para os autores foi Vygotsky quem aprofundou o estudo da