Necessidades para formação de um líder
1) Centrar-se no grupo e assumir de forma compartilhada vitórias e derrotas
2) “Mobilizar, envolver, agregar e compartilhar para decidir.”
Acredito que quando se forma um grupo, ou se estabeleça a necessidade de criar um grupo, seja porque apenas uma pessoas não conseguirá sozinha realizar a função esperada.
Sendo assim, acredito que um líder tem como função, mobilizar, para aproveitar as experiências diversas que cada integrante da equipe tenha para contribuir, envolver os liderados no poder de decisão, mostrar que suas opiniões são fundamentais para a realização das tarefas, agregar valor aos liderados, gerar confiança e autoestima para os mesmos, creio que uma equipe unida e motivada é grande parte para a obtenção do sucesso.
E acredito que quando falamos de uma equipe, um time ou um grupo, nada pode ser exclusivo, afinal se todos contribuíram para o resultado, sendo ele positivo ou negativo, todos devem dividir e assumir parte da conquista ou do erro cometido.
Julguei como os dois pontos mais difíceis de praticar, os seguintes:
1) “Confiar, incentivar e apoiar os membros da equipe.
2) Permitir que os liderados busquem métodos próprios de trabalho.
Confiar em outas pessoas, acho que é uma das coisas mais difíceis no mercado de trabalho, acho valido incentivar e apoiar, mas acho complicadíssimo confiar, pois o trabalho de um, mal feito, pode prejudicar um grupo.
Acho complicado também, permitir que os liderados criem novos métodos de exercer suas funções, pois muitas vezes as funções já são estabelecidas, e já possuem um histórico de sucesso, dessa forma creio que o processo de confiar e permitir que os liderados busquem alternativas para uma técnica já consagrada, um processo difícil de lidar.
Escolhi desenvolver o tema:
Permitir que os liderados busquem métodos próprios de trabalho.
Como gestor e líder de equipe, que passou por diversas áreas da