RESENHA LINGUAGEM
Disciplina: Intervenção da Psicologia na Educação
Acadêmica: Jéssica Pacheco Machado
Professora: Ana Carina Klein
RESENHA DA AULA SOBRE LINGUAGEM
Para melhor compreender a atuação do psicólogo na educação, é fundamental conhecer os obstáculos que dificultarão o desempenho dos indivíduos inseridos no ambiente escolar. Para que assim possa ser desenvolvido métodos mais eficazes para integrar todos os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem.
A partir desse entendimento, a fonoaudióloga Daiane Santos, nos oportunizou uma reflexão sobre a linguagem e a implicação dos seus transtornos no processo de aprendizagem.
Linguagem é a forma peculiar que o homem tem de se comunicar com seus semelhantes através de símbolos, que podem ser gestuais, orais ou escritos.
O seu desenvolvimento se dá de uma maneira mais ou menos constante, dependendo parcialmente de aspectos genéticos, como de estímulos ambientais (ouvir a fala das outras pessoas).
As etapas normais da aquisição da linguagem, iniciando com o choro inarticulado do recém-nascido, que até os três meses discrimina algumas palavras, mas a produção dos sons não está bem identificada. Dos quatro aos seis meses, já discrimina os sons da fala que lhe é familiar, compreende palavras de silabas repetidas. Dos sete aos nove meses, produz algumas palavras de sílabas repetidas com significado e tem uma produção gestual comunicativa, sendo capaz de apontar objetos. Dos dez aos doze meses surgem as primeiras palavras de silabas não repetidas, e entorno dos doze meses já compreende de cinquenta à cem palavras. Entre dois e três anos é o momento da explosão gramatical.
Entende-se por Transtornos de Linguagem os quadros que apresentam desvios nos padrões normais de aquisição da linguagem desde suas etapas iniciais. Entretanto, crianças normais