Resenha Linguagem Corporal
LINGUAGEM CORPORAL
2013
SUMÁRIO
RESENHA..........................................................................................................................03
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................07
RESENHA SOBRE LINGUAGEM CORPORAL
O que é comunicação? É apenas a linguagem verbal, seja ela a escrita ou a falada? Não! Podemos nos comunicar também através da linguagem não-verbal: pela linguagem corporal (gestos, postura, expressões faciais, cruzar de braços ou pernas, olhares, mímicas, proximidade entre locutor e interlocutor, etc), imagens, desenhos.
A questão da linguagem é fundamental no desenvolvimento de todo e qualquer homem; ela é condição sine qua non na apreensão de conceitos que permitem aos sujeitos compreender o mundo e nele agir; é o lugar privilegiado de interlocução, entendida como espaço de produção de linguagem e de constituição de sujeitos (GERALDI, 1997).
De acordo com Savioli & Fiorin (1994) “tanto a linguagem verbal quanto as linguagens não-verbais expressam sentidos e, para isso, utilizam-se de signos, com a diferença de que, na primeira, os signos são constituídos dos sons da língua (por exemplo, mesa, fada, árvore), ao passo que nas outras exploram-se outros signos, como as formas, a cor, os gestos, os sons musicais, etc”.
Faz mais de um milhão de anos que o homem começou a comunicar-se mediante a linguagem do corpo, mas só começou a ser estudada cientificamente nos últimos vinte anos. Seu estudo se popularizou durante a década de 70. Charles Chapplin e muitos atores do cinema mudo foram pioneiros das artes na comunicação não verbal; era a única forma de comunicação disponível na tela.
Os primeiros estudos científicos sobre linguagem corporal foram feitos por Charles Darwin e