Euclides Rodrigues Pimenta Da Cunha
Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha nasceu em Cantagalo (RJ), no dia 20 de janeiro de 1866. Foi escritor, professor, sociólogo, repórter jornalístico e engenheiro, tendo se tornado famoso internacionalmente por sua obra-prima, “Os Sertões”, que retrata a Guerra dos Canudos.
Sua vida privada foi repleta de contrariedades e grandes dificuldades financeiras. No ano de 1909 ele prestou concurso para o magistério. Apesar de ter sido aprovado ele não teve tempo de assumir o cargo, pois, foi assassinado pouco tempo depois. Sua obra é rconhecida até os dias de hoje e seus livros são lidos pelos apreciadores da literatura brasileira.
Em 1897, passa a colaborar no jornal “O Estado de São Paulo” onde já havia trabalhado antes. Cobre a 4ª Expedição contra Canudos, como correspondente daquele jornal. Acompanha, de perto, toda a movimentação de tropas e faz pesquisas sobre Canudos. Nas cercanias a cidade, no dia 19/09, escreve sua primeira reportagem da frente de batalha. O autor passeia pela cidade, anotando em sua caderneta de bolso, expressões populares e regionais, mudanças climáticas, desenhos da cidade e das serras da região e copia diários dos combatentes. Transcreve poemas populares e profecias apocalípticas, depois citadas em “Os Sertões”. Com acessos de febre, retira-se do local, confessando, em seu último artigo para o jornal, o profundo desapontamento provocado pela visão das centenas de feridos que gemiam amontoados no chão. Após quatro meses de licença para cuidar de sua doença, viaja para Descalvado onde, começa a escrever “Os sertões”.
Antônio Vicente Mendes Maciel
"O Conselheiro", como era popularmente conhecido, foi um líder religioso carismático; percorria as regiões do nordeste principalmente as mais miseráveis da Bahia, por fim fundou uma comunidade igualitária às margens do rio Vasa Barris na Bahia e chamou-a de Belo Monte. A comunidade prosperou, lá não havia prostituição nem alcoolismo. Quando alguns pequenos furtos aconteciam, eram