Estresse No Trabalho Formatado
A concepção de estresse desenvolvida em uma idéia de desgaste e por oposição de resistência, traz para a cena do dia-a-dia, do trabalho a imensa necessidade de dar conta do avanço do relógio do tempo, que supõe um relógio biológico e um programa a ser executado.
O trabalho ao mesmo tempo em que é uma conquista, traz para quem trabalha, o germe do seu desgaste (Almeida Cunha 2003).
Como se medem as quantidades de trabalho? Pelo tempo que dura o trabalho, medindo-o em horas, dias. A produção de um bem não é apenas a base de trabalho e sim trabalho social. Uma mercadoria tem seu valor atribuído a maior ou menor quantidade de substância social. Homens e mulheres oferecem seu trabalho e em torno desta venda são estabelecidas as relações de trabalho . A necessidade e demanda.
O que recebe um trabalhador pelo seu fazer é o que vinculam o homem a vida e a produção com permanente desgaste. Aquilo que poderia ser a forma de prover o seu sustento, torna-se um campo de continuados e memoráveis conflitos , já que o trabalhador em maioria, trabalha a alguém que lhe paga. A marca dos últimos séculos é o que os difere em relação aos interesses é a expectativa de cada um, a do trabalhador e a de quem lhe paga.
A organização do trabalho torna-se fonte de desgaste, pois envolve a divisão do trabalho, o conteúdo da tarefa, uma hierarquia de poder, formas de comando, a distribuição das responsabilidades. Christophe Dejours (1987), em A loucura do Trabalho, ao se referir às condições de trabalho, fala sobre a necessidade de levar em conta, antes de tudo , o ambiente físico (temperatura, pressão,