Resenha Aquisição da linguagem
CEZÁRIO, Maria Mama; MARTELOTTA, Mario Eduardo. Aquisição da linguagem. In: MARTELOTTA, et al (Org.). Manual de linguística, 2ª. Ed. São Paulo: Contexto, 2011, p. 207. 215.
O professor Mario Eduardo Toscano Martelotta, professor do Departamento de Linguística e Filologia da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenador geral do Grupo de Estudos Discurso & Gramática. Membro do Projeto para a história do português brasileiro é organizador e coautor de diversos livros de destaque na área.
Este livro foi concebido para suprir as necessidades de alunos e professores nas salas de aula de linguística e de língua portuguesa em cursos de graduação em letras e em outras áreas, como pedagogia e comunicação social. Nesse sentido, a obra é elaborada como um manual que fornece meios mais eficazes de executar a complexa tarefa de introduzir informações acerca de uma ciência que é inteiramente desconhecida para a imensa maioria dos estudantes brasileiros que ingressam em uma universidade, além de apresentar uma série de discussões acerca da natureza da linguagem que ajudarão na formação dos alunos no decorrer de sua graduação. É interessante ressaltar que o livro busca estimular o estudante a fazer reflexões sobre a natureza e o funcionamento da linguagem, através de uma abordagem instigante, convidando-o a se aprofundar em seus estudos no sentido de participar de projetos de iniciação científica e, em seguida, partir para a pós-graduação.
O assunto Aquisição da linguagem abordada para a elaboração desta resenha trata-se de uma escolha para despertar nos leitores e acadêmicos a curiosidade de saber como a criança consegue desenvolver a linguagem partindo no decorrer de quatro hipóteses fundamentais para o saber desse estudo.
O autor Mario Eduardo (2011) inicia seu estudo sobre aquisição da linguagem relatando questionamentos e interrogando em sua introdução como dar-se o aprendizado da fala em crianças, observando a