Resenha sobre Aquisição da Linguagem
Ester Mirian Scarpa
O livro introdução à linguística traz no capitulo sete (SÃO Paulo: Cortez, 2012. Pág. 241-267) conceitos e visões da professora Ester Mirian Scarpa, (ela que possui graduação em Letras Românicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1969), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1976) e doutorado em Linguística - University of London (1984), com pós-doutorado na Universidade de Oxford (1996), Newcastle (1998) e Reading (1999)).
O capitulo vem com o titulo “Aquisição da linguagem”, esse capitulo traz alguns conceitos sobre o processo da linguagem em crianças, que anteriormente foi estudado por outros profissionais.
O processo de desenvolvimento da linguagem nas crianças já foi muito estudado por grandes nomes como, por exemplo; Skinner, Chomsky, Piaget, Vygotsky, Paulo Freire entre outros. Esses estudos vêm sempre tentar entender como as crianças aprendem e qual o processo de aprendizado da linguagem.
Scarpa apresenta no capitulo uma visão evolutiva desses estudos, ela inicia apresentando o conceito do Behaviorismo ou comportamentalismo, que traz como raiz do seu conhecimento o conceito, que a criança nada traz consigo e que tudo o que ela aprende é adquirido através de experiências com o meio, ela possui associações de estimulo e resposta. O behaviorismo era o conceito que reinava nos anos 50, mas em 1957 surgiu outra corrente de pensamento idealizada por Chomsky, em seus estudos do gerativismo, que mostra outra visão da aprendizagem infantil dizendo que a aquisição da linguagem é inata, ou seja, nasce com a criança, essa tese de Chomsky acende o interesse em outros estudiosos com outras teorias como a abordagem cognitivista construtivista e o Interacionismo simbólico ou social.
Os estudos construtivistas de Piaget traziam que a linguagem é adquirida através da experiência da criança com o meio físico e de forma interacionista. Essa abordagem vai ir contra a forma