Doenças da bananeira
Guanambi- Ba
30/03/14
Introdução
O conteúdo teórico da disciplina Gestão dos recursos naturais, propõe a pensar, nas problemáticas, que envolve o meio ambiente, bem como, sua forma de exploração consciente e todas as causas que contribuem e/ou influem, para sua conservação ou degradação. Porém somente a teoria se torna um fator limitante, para a total aprendizagem e absorção do conteúdo, se fazendo imprescindível o conteúdo prático.
Nesse sentido a viagem técnica a Inb veio como complemento as atividades e conteúdos em sala de aula, mostrando na íntegra como ocorre a recuperação da vegetação nativa, formas de exploração consciente, bem como tirando eventuais dúvidas dos discentes, sendo um grande complemento a disciplina. Benefícios estes extendidos também a outras disciplinas, uma vez que o acompanhamento foi feito por um agrônomo e um biólogo, enfatizando questões da área de ciências agrárias.
Portanto foi de grande proveito a visita técnica, pois esta atuou como extensor e auxiliar de conteúdo, de várias disciplinas, enriquecendo com vivência prática, os assuntos abordados em sala de aula.
3 – Área de Estudo
A área de estudo escolhida foi a cidade de Caetité, onde se encontra a Inb, local da visita técnica. Caetité é um município do estado da Bahia, no Brasil. Distante 757 quilômetros da capital do estado, Salvador e, segundo o censo de 2013, tem, aproximadamente, 52.166 habitantes, além da sede, possui quatro distritos com as seguintes distâncias desta: Brejinho das Ametistas, a 24 km; Caldeiras, a 60 km; Maniaçu, a 28 km; Pajeú, a 26 km. Além disso, alguns povoados de maior importância se destacam, como Anguá, Campinas, Juazeiro, Santa Luzia e Umbuzeiro. Com altitude de 825 metros, possui clima ameno, apesar de situada no semiárido. Os períodos de maior insolação são nos meses de abril e agosto (200 horas) e sua temperatura média anual é de