Resenha critica do texto ( o desenvolvimento infantil e as teorias de aquisição da linguagem
Fundamentos da
Alfabetização
Módulo
3.2
Docente
Prof. Ms. Letícia Fonseca Castro
Data
2012
Texto complementar - 1: Aula 1
LÍNGUA E LINGUAGEM
Prof. Ericsson Linhares
Universidade do Rio de Janeiro (UERJ)
A comunicação é o motor da inter-relação entre os homens, contínua, permanente, obrigatória; a linguagem é o seu combustível. A linguagem é um instrumento brandido sobre nossas cabeças desde o nascimento até aos mais elevados níveis de aperfeiçoamento intelectual.
Diz Miranda Reis: " (...) a reflexão é a grande característica da família humana. Como, porém, se concretiza o pensamento refletido? Pela linguagem. Ora, a linguagem não é criação arbitrária de um homem só; como expressão de um juízo, tem que ser patrimônio comum de um grupo, tem que ser compreendida. Do contrário, nada exprimiria. A expressão do pensamento, ou a linguagem, requer a compreensão do pensamento. E ainda que se pudesse conceber a expressão do pensamento sem a sua compreensão pelo grupo, ainda que esta não fosse imprescindível da definição daquela, a que móvel obedeceria a exteriorização do pensamento pela linguagem, se esta, exteriorizando -o, não o transmitisse aos demais membros do grupo? A linguagem é, assim, um veículo do pensamento, um meio de comunicação entre os homens e, portanto, fator primordial de associação." (p. 155)
Mas não só como expressão do pensamento, senão ainda, em parte, como seu elemento formador se nos apresenta a linguagem (ver Durkheim, Sociologia e Filosofia ). Pois, que é o pensa mento senão, como já se disse algures, uma "palavra interior"? [Cf. Victor Egger, La parole intérieure; e Vendryes: "la méditation est une parole intérieure" ( Le Langage , p. 77)] Seus materiais são, por assim dizer, importados do meio ambiente, da sociedade, do mundo exterior. E o que ocorre com o pensamento, mais facilmente se verifica com relação à linguagem. É o grupo social que lhe impõe os caracteres fonéticos, prosódicos,