Resenha Lean System
Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco - FCAP
Administração da Produção I
Lean System A palestra ministrada por João Paulo, engenheiro de produção, ratificou a relevância do Lean System no atual cenário globalizado e intensamente competitivo. Foi feita uma abordagem didaticamente muito bem elaborada, explanando desde o surgimento do Lean e seu foco principal, até os resultados obtidos e toda sua aplicabilidade. Observou-se, também, a necessidade de identificar a ocorrência dos Sete Desperdícios do Lean, que são: 1- Super Produção (Maior vilão); 2- Super Processamento; 3- Movimentação de Materiais; 4- Movimentação do Operador; 5- Retrabalho; 6- Espera; e 7- Inventário.
Feita a identificação, foram ressaltadas algumas das atribuições de um Líder Lean, tendo como destaque a visão do todo, assim como o artigo anteriormente trabalhado em sala de aula, que focou no bom gerenciamento de todas as atividades envolvidas na cadeia de suprimentos. Como dito na palestra, o líder deve “ver o que não está sendo mostrado e entender o que não está sendo dito”, ou seja, a perspicácia é uma característica essencial aos gestores para ajudá-los a perceber ganhos potenciais até na execução das mais simples atividades organizacionais.
Portanto, pode-se ter como principal mensagem transmitida pela palestra, a Sintonia Sistêmica, onde todas as áreas andam harmonicamente juntas, tendo em vista que a eficiência individual pode prejudicar a eficiência sistêmica. Ao prezar pelo equilíbrio, podem ser alcançados o aumento da qualidade, redução do tempo de entrega, redução dos custos, redução dos retrabalhos e, principalmente, a satisfação das pessoas.