45466773637227782

1234 palavras 5 páginas
Muito se discute sobre as perdas de materiais na construção civil. Os poucos estudos aprofundados sobre o tema realizados no Brasil até o momento indicam percentuais de perdas de alguns materiais bastante elevados. A divulgação de tais resultados tem provocado a reação de alguns segmentos da indústria preocupados em preservar a imagem do setor, para amenizar essa situação, cria-se a consciência da reciclagem de resíduos pela indústria da construção civil que vem se consolidando como uma prática importante para a sustentabilidade, seja atenuando o impacto ambiental gerado pelo setor ou reduzindo os custos das obras. O objetivo dessa resenha é apresentar informações sobre perdas de materiais na construção civil e como solução desenvolver os processos de maneira sustentável. Foram tomados como referência de estudo dois artigos.

O primeiro artigo tem como objetivo discutir e questionar o conceito de perdas tradicionalmente adotado na construção civil e a necessidade de conscientização por parte do setor sobre o papel dos indicadores de perdas no seu desenvolvimento.
COLOCAR PUBLICAÇÃO DO ARTIGO
Carlos Torres Formoso (FORMOSO, Carlos Torres), possui graduação em Engenharia Civil pela UFRGS (1980), mestrado em Engenharia Civil pela UFRGS (1986) e doutorado em Engenharia Civil - University of Salford (1991). Fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA (1999-2000). Atualmente é Professor Associado IV da UFRGS e coordenador do Grupo de Gestão e Economia da Construção do Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação (NORIE). É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFRGS (nota 7 na CAPES). Faz parte do Conselho Editorial de seis revistas científicas internacionais e atualmente é um dos editores-chefes da Revista Ambiente Construído, publicada pela ANTAC. Tem atuado como consultor ad hoc da FINEP, FAPESP, CAPES, CNPq, CYTED, entre outras agências de fomento. Atua na área de gerenciamento na construção civil,

Relacionados