retificacao
Retificação de Curso d´água.
O rio transforma Energia Potencial em Cinética.
Sendo:
Energia Potencial proveniente da precipitação nos divisores d’água e a converte em cinética para movimento sendo dissipada na erosão e deposição de sedimentos do leito e margens.
As intervenções humanas locais no curso d’água, como a retificação, interferem no conjunto de suas características locais e o rio no seu conjunto Rios e Meandros
Não existem cursos d’água naturais retilíneos mas sim meandrados, isto é, o rio procura o seu equilíbrio, que também é dinâmico, aumentando a extensão, erodindo, depositando e diminuindo, conseqüentemente a sua declividade longitudinal. O curso d’água retilíneo é instável.
Aumento freqüente de 10 a 20% no comprimento, podendo, em alguns casos, ultrapassar os 100% em rios excessivamente “serpenteados”.
Por que ocorre mudança de direção?
Natural
A natureza com disposição geológica local, sedimentos, acidentes geológicos, acidentes naturais como a queda de árvores.
Artificial
Desmatamento matas Ciliares
Como se forma o Meando?
O mecanismo de formação do meandro compreende a capacidade em erodir, transportar e depositar material do meio fluvial, especialmente em curvas onde o gradiente de velocidade, aliado à conformação física e geológica do leito, causa correntes secundárias com movimento rotacional contra as margens, originando processos erosivos e de deposição (o material é erodido da parte côncava, externa, transportado para jusante e depositado na parte convexa, interna).
Linhas de fluxo na curva fluvial.
Processo de deposição e erosão nas curvas fluviais
Evolução de curvas meândricas
2) Retificação de Rios
Retificar um rio, além da mudança geométrica do traçado, significa melhorar as condições de escoamento e estabilidade, possibilitar o rebaixamento da linha d’água das cheias, viabilizar a navegação, recuperar o terreno marginal, etc.
Qual a finalidade da