RETIFICAÇÃO
MARTIN LUTHER KING
Tecnologia da Manufatura
RETIFICAÇÃO
PROCESSO DE RETIFICAÇÃO;
PEÇA E REBOLO EM MOVIMENTO.
RETIFICAÇÃO
Retificação é um processo de usinagem mecânica onde a remoção de cavaco do material é estabelecida pelo contato entre a peça e uma ferramenta abrasiva (rebolo), que gira em alta rotação, enquanto que a peça tem uma velocidade menor. A retificação é também um método versátil de remoção mecânica de material que confere à peça alta precisão geométrica e dimensional. A retificação é o principal processo industrial dos últimos tempos, e corresponde entre 20% a 25% das despesas totais em operações realizadas por máquinas ferramentas nos países industrializados. Não teria como produzir sem a retificação, pois, o que é usado passou por um processo de retificação, ou por uma máquina que sofreu retificação. Na maioria das vezes, este processo é empregado como operação final da fabricação de uma peça e, apesar de parecer uma operação simples, requer domínio dos parâmetros de velocidade de corte, velocidade de avanço, boa refrigeração e controle dimensional rigoroso.
PROCESSO
O processo de retificação, ainda não é totalmente dominado como outros processos de usinagem, como aqueles em que a ferramenta de corte é bem definida, devido à alta complexidade envolvida no processo.
O rebolo com multiplicidade de arestas de corte, geometria não uniforme, variações de profundidade de corte em cada grão, altas temperaturas, etc. produzem deformações plásticas que dificultam o entendimento e a otimização desse processo. Esse processo funciona assim. Esse processo é um processo onde as taxas de remoção de cavaco são muito baixas se comparadas a outros processos, mas isso ocorre devido à qualidade das tolerâncias que podem ser obtidas com este processo. As tolerâncias e rugosidades obtidas estão relacionadas diretamente com outros fatores fundamentais que são a velocidade de avanço, a profundidade de corte, o sistema de refrigeração,