Empreendedorismo
Lanchonete é uma ramos bastante receptivo por oferecer um item de consumo que atinge todas as camadas da população, o setor de alimentação é um dos que mais cresce no Brasil , pois por comodidade ou necessidade as pessoas buscam refeições prontas, rápidas e de boa qualidade.Porém apesar de existirem muitos estabelecimentos especializados em alimentação,poucos são os que se profissionalizam, dando espaço ao amadorismo e a falência, com isso procuramos se especializar para melhor atender o publico,para se prevenir dos imprevisto.
O setor de alimentação é bastante competitivo, mais há certo grau de complementaridade entre os estabelecimentos .Iremos encontrar bares, restaurantes e lanchonetes convivendo lado a lado, criando-se polos de alimentação e opções diversificadas para o consumidor.
O mercado é bastante amplo dado á diversidade de tipos de lanchonete(fastfood,natural étnicos e etc) e hábitos alimentares da cada região. Segundo a ABRASEL- Associação Brasileira de bares e restaurantes,hoje o setor de alimentação fora do lar(incluindo bares,restaurantes e lanchonetes)representa 2,4% do PIB brasileiro, alem disso, o habito de alimentação fora de casa é cada vez mais crescente e já corresponde a 26% dos gastos dos brasileiros com alimentos, sendo ainda responsável pela geração de 6 milhões de emprego no Brasil
• QUAL RETORNO ECONÔMICO QUE ELA PROPORCIONA?
O investimento para montar uma lanchonete vai depender muito de fatores como estrutura,imobiliário tipo de equipamento que você pretende usar. A estimativa do próprio mercado é que o investimento para quem vai abrir uma lanchonete fica em torno de R$ 40.000,00 dependendo obviamente do local e características do empreendimento.mais se for montar uma lanchonete de pequeno porte o investimento pode ser menor.
A grande vantagem de montar uma lanchonete é que o retorno do investimento é rápido,pois como o maior parte das compras são pagas á vista, o