Resenha do Livro - A Lingua de Eulalia: Novela Socio Linguistica
Explica o autor que a mesmo aqueles que estudaram as diversas formas de linguagem vê dificuldade. Mas este livro representa de forma clara aos seus leitores as diversidades da língua, tendo como exemplo Eulália, que era empregada domestica da tão sabia professora Irene, que ensinava os acadêmicos em uma universidade.
Uma característica especial da obra é a utilização de cinco personagens em torno de um fato inicialmente comum: uma viagem de férias, que, no entanto se desdobra para uma história muito interessante através da qual o leitor tem a possibilidade de desmistificar inúmeros temas relacionados à Língua Portuguesa e que até então eram vistos simplesmente como erros, praticados pelas pessoas menos privilegiadas sociais, econômica e politicamente. Existe muito preconceito com a linguagem apresentada, pois esse tipo de linguagem vem do latim clássico, muitas pessoas chamam de língua errada, mas interpretam de forma errônea, por falta de conhecimento.
Neste livro, podemos ver a sociolinguística sendo tratada de uma forma séria e ao mesmo tempo divertida, como as pessoas que não conhecem essas variações podem produzir tanto uma situação de edificação quanto de destruição em termos de convivência social e pessoal, por causa do preconceito linguístico. Vera e suas amigas, Emília e Silvia que estão de férias, desembarcam numa cidade de interior onde há vários trabalhadores onde a escolaridade é baixa, gente humilde assim como Eulália, a empregada e amiga de sua tia que não teve a oportunidade de estudar, somente com a intervenção de dona Irene é que ela