Resenha da Teoria Cognitiva
Jean Piaget (1896 - 1980) foi biólogo, zoólogo, filósofo, epistemólogo e psicólogo e ficou conhecido pela sua Teoria Cognitiva.
Na visão de Piaget a aprendizagem concentra a sua base no pensamento. É através dele que a inteligência se manifesta. A inteligência, por sua vez, é um fenómeno biológico, condicionado pela base neurónica do cérebro e do corpo inteiro, e sujeito ao processo de maturação do organismo.
Através da observação dos seus próprios filhos e de outras crianças, durante as suas brincadeiras e actividades, submetendo-os aos diversos testes, Piaget verificou que o desenvolvimento do pensamento e da linguagem da criança se realiza através de períodos ou fases bem definidas, sendo as seguintes:
1º Período ? Sensório Motor
Correspondendo ao período que vai do nascimento até aos 2 anos, esta fase é caracterizada pela conquista, por parte da criança, do meio em que está inserida, através da percepção e dos movimentos. Durante esta fase existem várias características específicas, observáveis na criança:
2. A exploração manual e visual do ambiente;
3. A experiência obtida com acções, a imitação;
4. A inteligência prática (através de acções);
5. Acções como agarrar, sugar, atirar, bater e chutar;
6. As acções ocorrem antes do pensamento;
7. A centralização no próprio corpo;
8. A noção de permanência do objecto.
2º Período ? Pré-Operatório
Este período vai dos 2 aos 7 anos e corresponde à ?Primeira Infância?. Durante esta fase, o desenvolvimento da criança tem como base um aspecto muito importante, o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afectivo e social da criança, a interacção e a comunicação com outros indivíduos.
Neste período, as características observáveis mais importantes são:
3. Inteligência simbólica;
4. O pensamento egocêntrico, intuitivo e mágico;
5. A centração (apenas um aspecto de determidada