meio ambient
Conclusão:
Ao estudarmos a parte da física chamada termologia, vemos que a temperatura de um corpo está relacionada à agitação de suas moléculas. Dessa forma, podemos dizer que se há aumento de temperatura há também o aumento da agitação térmica das moléculas do corpo. Geralmente, o aumento da agitação das moléculas ocasiona um aumento da distância média entre elas, ocasionando, assim, uma dilatação do corpo.
Portanto, podemos dizer que ao aumentarmos a temperatura de um corpo, estamos colaborando para uma dilatação desse corpo, sendo que basicamente essa dilatação ocorre de três maneiras: dilatação linear, dilatação superficial e dilatação volumétrica. Nesse artigo, nosso objeto de estudo é a dilatação volumétrica de um corpo. Nesse tipo de dilatação podemos dizer que o corpo sofre variação de tamanho em todas as dimensões (comprimento, largura e altura), como mostra a figura acima.
Vamos considerar um corpo de volume V0 à temperatura T0 e volume V à temperatura T. A variação de volume (ΔV) e a variação de temperatura (ΔT) são definidas da seguinte maneira:
ΔV = V – V0 e ΔT = T – T0
Experimentalmente, obtemos que, para a variação de volume, vale uma fórmula semelhante às da variação de comprimento e da variação da área:
?V= γ .V0 .?T ou V= V0 (1+ γ.?T)
Onde a constante de proporcionalidade γ é o coeficiente de dilatação volumétrica, que depende do material e é dado por: γ=3α O meio ambiente em que vivemos esta a cada dia mais sofrendo com a ação humana.