Crise mundial afeta industria automobilistica
Com a Crise varias empresas tiveram que dispensar funcionários em massa e uma as mais afetadas foi a GM, pois suas vendas diminuíram desastrosamente como mostra o gráfico abaixo.
No Brasil o comercio de carros foi estimulado pelo governo abaixando o IPI, um imposto que torna o carro mais caro e sem esse imposto as montadoras poderiam vender o veiculo por um preço muito mais atraente ao consumidor. Essa estratégia deu certo no Brasil e as montadoras sofreram danos graves, mas não letais em suas receitas devido ao grande volume de vendas.
O mercado Chinês por sua vez teve um grande momento com a recém-chegada JAC Motors que em 2011 aproveitou a crise mundial para se lançar no mercado de automóveis de passeio já que sua área era a de caminhões utilitários. Hoje a JAC é a maior exportadora da China e seu crescimento anual é de 80%.
No caso a GM o governo americano teve que disponibilizar 49,5 bilhões de dólares para salvar a empresa pois se a mesma declarasse falência dezenas de milhares de pessoas ficariam sem emprego dificultado ainda mais o levantamento da nação americana, hoje o governo americano possui 7% das ações da GM e já esta se desfazendo delas pois em nota declarou que perdeu cerca de 9,8 bilhões no processo de salvamento da