Psicólogo
COGNITIVA-COMPORTAMENTAL
AVALIAÇÃO ATEÓRICA
RESENHA
Resenha: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a resenha do artigo “Avaliação Neuropsicológica das Funções Executivas" da autoria de Amer Cavalheiro Hamdan e Ana Paula de Almeida Pereira, cujo eixo de análise parte da revisão de questões metodológicas e conceituais de um dos temas de crescente interesse de pesquisadores: a avaliação neuropsicológicas das funções executivas. Para além da resenha discutiremos a intersecção entre a avaliação neuropsicológica das funções executivas e a TCC, abordando o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade com a finalidade de ilustrar e exemplificar tal intersecção, vital tanto para o diagnóstico quanto para o planejamento das intervenções.
A avaliação neuropsicológica das funções executivas tem sido objeto de interesse crescente de pesquisadores e do público em geral. Esta afirmação é evidenciada por um crescente número de publicações (artigos e livros), bem como por encontros e debates dedicados a esse tema. Todavia, apesar do grande interesse de pesquisadores e do público em geral, permanecem ainda muitas dúvidas sobre o conceito do que é ou são as Funções Executivas.
As Funções Executivas podem ser definidas como processos cognitivos para se realizar uma tarefa particular, como por exemplo, o raciocínio, a abstração ou o comportamento social. Assim sendo, o controle executivo pode ser compreendido como um sistema ou mecanismo responsável pela coordenação desses processos cognitivos.
De acordo com Goldberg E.(2001), o cérebro humano é o sistema natural de maior complexidade dentro de todo Universo e assim como qualquer corporação, exército ou uma grande orquestra, o cérebro possui diferentes áreas responsáveis por diferentes funções e que como toda a organização possui um chefe, maestro ou diretor e no caso do cérebro humano é córtex