Resenha do livro filosofia da mente
Entre cognição e comportamento: uma resenha do livro “Filosofia da Mente” do professor João Fernandes Teixeira
Between cognition and behavior: a reporto f the book: “A filosofia da mente” of professor joão de Fernandes Teixeira
Trata-se de uma coletânea extremamente polêmica, composta de sete artigos inéditos onde o autor, mais do que expor teorias prontas defende pontos de vista originais. Os temas que compõem o subtítulo, quais sejam a neurociência, a cognição e o comportamento, são amplamente contemplados.
O primeiro artigo trata do papel do mapeamento cerebral na discussão do problema mente-cerebro, discutindo a predominância (ou não) de modelos do cérebro sobre modelos computacionais da mente. De especial interesse é a analise que o autor faz do funcionalismo. Este seria compatível com versos equipotencioalistas do cérebro contrariando a tendência contemporânea ditada pela neurociência cognitiva que é o localizacionismo funcional.Uma conciliação entre Ester pontos de vista divergentes advem de uma critica do que João Teixeira batiza de funcionalismo digital, ou seja, o funcionalismo baseado em arquiteturas computacionais do tipo Von Neumann.
O segundo ensaio é bastante técnico, escrito para aqueles que tem noção básica de ciência da computação, pois nele o autor apresenta nonos horizontes para computabilidade baseando-se em lógicas não-classicas. De difícil leitura, João Teixeira recomenda ao leitor (já na introdução) que não tenha essa base que salte para o terceiro, uma vez que todos eles podem ser lidos independentemente.
O terceiro artigo fala de emoções e apresenta a neurofenomenologia de Varela.Uma comparação entre a abordagem das emoções feita por Damásio( Em busca de Espinosa) e Sartre (Esboço de uma teoria das emoções) é o tema central desse texto mostrando em que sentido a neurofenomenologia pode tornar convergentes a neurociência e a fenomenologia.
Os ensaios que compõem a