resenha CTN 2011
Título: Pesquisa CNT de Ferrovias 2011
Autor: Confederação Nacional do Transporte
Nome: Jéssica Mariano Venture
Curso: Logística
Disciplina: Modalidade e Intermodalidade
Professor: Agnaldo
AMERICANA SP
2014
RESUMO
1. INTRODUÇÃO
Pesquisa CNT de Ferrovias 2011 (Brasília: CNT 2011). As ferrovias são as mais indicadas por suas características técnicas e econômicas. Para o transporte de grandes volumes em longas distancias, além de abranger as áreas que são as potências do país, como as áreas minerais, agrícolas e industriais.
Este setor tem experimentado consideráveis crescimentos, além de ter decaído os números de acidentes, ele também é considerado seguro, econômico e pouco poluente. Estima-se que são transportados cerca de 20% do país em suas ferrovias
Para se tornar um meio competitivo, esse modal ainda precisa de muito avanço, como tecnologias, equipamentos novos e de qualidade, infraestrutura, mão-de-obra qualificada e o aumento de seus recursos, sendo assim, o aumento de suas instalações pelo país, para poder atender a demanda e o crescimento contínuo do mesmo.
2. O SISTEMA FERROVIÁRIO NO BRASIL
O Sistema Ferroviário no Brasil se iniciou em 1954 e tinha aproximadamente 18 km de extensão. Após a criação da RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.), em 1957 ela permitiu a unificação da malha ferroviária nacional, com o intuito de fortalecer o país. Porém houve um declínio do transporte ferroviário, o levando ao processo de concessão privada.
Já na primeira década de 1980, a RFFSA se encontrava com um sério desequilíbrio e uma situação insustentável para as ferrovias, fazendo com que o Governo Federal a privatizasse. Isso ocorreu em 1990, quando instituiu o PND (Programa Nacional de Desestatização), que tinham como principal objetivo: desonerar o Estado, melhorar a alocação de recursos, aumentar a eficiência operacional, fomentar o desenvolvimento do mercado de